quinta-feira, 5 de março de 2009

Capítulo 01 – Geração, Seleção e Teste de Ideias para Eventos.

O setor de eventos tem se desenvolvido cada vez mais em considerável rapidez.

Para Kotler, é a partir de 1950 que se inicia a organização de eventos voltada à área de promoções e de vendas.

No tempo contemporâneo observa-se uma visível evolução e, consequentemente, mudanças significativas nos eventos. Contudo, observa-se também que houve um aumento da oferta no qual, a qualidade não acompanhou. Assim, muitos eventos se tornaram banais e repetitivos.

Nesse contexto tornou-se necessário que o proponente de eventos se tornasse mais criativo, elaborasse melhor estruturação dos eventos, alem de desenvolver grande capacidade de comunicação, dentre outras características.

A partir desse quadro mais exigente para os organizadores de eventos cria-se, estrutura-se e vende-se um projeto de qualidade.

Atualmente, sabe-se que o setor de eventos pode ser facilmente comparado as empresas, pois em função das alterações que o mercado tem sofrido, torna-se necessário se adequar a tal evolução. Um grande exemplo é a acirrada competitividade dentro desse mercado, portanto quem é criativo e busca mostrar o seu diferencial apresenta vantagens sob os demais.

Para melhor estruturar as ideias de um novo evento, sugere-se seguir as respectivas etapas: geração de ideias, seleção de ideias e teste e avaliação das ideias selecionadas.

A etapa de geração de ideias é algo de grande valia, pois, muitos profissionais apostam na sua primeira visão de um evento. Entretanto, acumular diversas destas, e posteriormente, formular uma a partir das mesmas seria o mais conveniente.

Algumas técnicas como: observação, auto-análise, leitura, brainstorming, network, fazem a diferença ao consolidar um evento, propriamente dito. Afinal, as pessoas que são observadoras, reflexivas, sábias, participativas em reuniões e de conversas informais conseguem assimilar imagem com conceitos e acabam, que se sobressaem. Essas fontes de gerações de ideias podem ser classificadas em duas categorias: internas e externas.

A categoria interna é uma grande parte das ideias utilizadas por uma empresa, surgindo dentro dela mesma. Essas ideias nem sempre são devidamente reconhecidas, e há casos em que a maioria delas podem trazer grandes melhoras e benefícios para o evento.

Existem várias formas de se obter informações a respeito das opiniões e ideias sobre os eventos. São as formas que podem ajudá-lo ou influenciá-lo.

As pessoas que fazem parte da equipe de vendas são aquelas que, possuem contato direto com os determinados "consumidores" dos eventos. É esse um dos motivos que leva esta equipe, a saber, informações muito importantes para a melhora dos serviços prestados pela empresa.

As equipes que são responsáveis pelo suporte e atendimento recebem todas as críticas, elogios e expectativas em relação ao evento que, aconteceu ou irá acontecerá

Muitas empresas utilizam também as caixas de sugestões e pesquisas internas para obter informações e novas ideias. Geralmente, a caixa de sugestões o assunto sempre está em aberto e o da pesquisa interna e algo voltado para algum assunto em específico, no qual a empresa deseja saber ou ter a opinião de seus funcionários. Também é possível encontrar empresas que já possuem uma estrutura voltada para o desenvolvimento de ideias e melhorias.

Todos esses componentes citados, juntos ajudam no desenvolvimento e criação de ideias que visam à melhoria dos eventos.

Outra maneira de se gerar ideias, é através do ambiente externo da empresa, podendo-se aproveitar os contatos com as demais empresas, clientes ou concorrentes, além de se observar o próprio ambiente, no qual pode-se ter exemplos de outros eventos, de anúncios, reportagens, leituras diversas e outros, que auxiliam na criação de outras ideias.

Analisa-se no processo rápido de seleção de idéias os seguintes critérios: o de demanda, que tem como objetivo observar se existe uma demanda, qual o tamanho dela e se ela vai gerar lucro perante a concorrência; o critério de competência interna, que exige algumas competências como possuir técnica de execução de idéias, recursos internos ou parcerias, viabilizar projetos, criar vantagens na competitividade e outros.

Para obter uma seleção de idéias segundo os critérios da demanda e competência interna, deve-se posicionar os quadrantes respeitando o nível de adequação, de forma que quanto mais alta for a demanda, mais à esquerda a ideia deve ser posicionada e quanto maior for a competência interna de execução, mais acima a ideia deve ser posicionada. Desta forma podem-se obter os resultados nos quais, uma empresa necessita; “mais chances” no mercado, se têm “necessidade de altos investimentos”, deve-se fazer “restrição de demanda” ou que possui “menores chances” no mercado.

Este processo de seleção de idéias pode ser praticado por profissionais da empresa ou até mesmo pela direção da empresa.

Após a etapa acima, é necessário analisar e verificar se a mesma representará valor real e único ao cliente, e se irá manter-se ao decorrer do prazo, a esse processo se denomina o grau de inovação no mercado.

Depois que se escolhe uma idéia é conveniente testá-la antes de iniciar seu desenvolvimento e implementação.

No setor de eventos é feita uma pesquisa com o produto, onde o teste é feito através de material impresso que descreve a estratégia, o objetivo, o público-alvo e as características do evento.

Assim, o promotor faz visitas planejadas, com um roteiro de perguntas necessárias, aos clientes. Após o processo de gerar, selecionar e testar a melhor ideia o promotor estrutura a ideia selecionada, fomentando por fim o evento.

Um comentário:

  1. O blog está ficando legal. Mas creio, ainda, que vocês poderiam "embelezá-lo" mais, melhorando o layout. Avaliem isso. Não se esqueçam de postar os capítulos 2 e 3. Além disso, deve haver também uma postagem com os dados pedidos ontem à noite sobre o evento de vocês. Acho, sinceramente, que a pesquisa de vocês sobre a festa da Jaboticaba, em Sabará, poderá render bons frutos. Literalmente. Risos. Um abraço.

    ResponderExcluir